19 Dec
19Dec

Com o compromisso de facilitar a vida do cidadão pernambucano, o deputado estadual Jeferson Timóteo destaca as novas medidas adotadas pelo Detran-PE que tornam o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais simples, acessível e menos burocrático.

Sob o lema “Menos burocracia, mais cidadania!”, o parlamentar ressalta que tirar a CNH representa um passo fundamental para o trabalho, a mobilidade e a liberdade de milhares de pessoas em Pernambuco.

"Tirar a CNH é um passo importante para o trabalho e para a liberdade de muitos pernambucanos. Por isso, fico feliz em compartilhar essas novas regras que visam reduzir custos e facilitar o processo", pontuou o Deputado. 

Entre os avanços, o deputado comemora o fim do prazo de 12 meses para concluir a primeira habilitação, uma antiga dificuldade enfrentada por quem não conseguia finalizar o processo dentro do tempo estabelecido.

“O fim do prazo de 12 meses para concluir a primeira habilitação é uma vitória gigantesca, tirando o peso das costas de quem não conseguia terminar a tempo”, completou Timóteo.

O que muda na prática?

O Detran-PE está priorizando mudanças que facilitam o acesso à CNH e reduzem custos para o cidadão. Confira os principais pontos que já estão valendo em Pernambuco:

  • Menos aulas obrigatórias: já é possível concluir o curso prático das categorias A e B com a carga mínima exigida de 2 horas/aulas.
  • Prova teórica mais simples: agora são necessários 20 acertos para aprovação, com 1 hora de duração da prova.
  • Exame prático mais rápido: nas categorias C, D e E, o exame pode ser agendado a partir da 10ª aula prática.
  • Mais prazo, menos preocupação: processos de primeira habilitação abertos a partir de 09/12/2025 não vencem em 12 meses.

Assim, as mudanças representam mais dignidade, oportunidades e cidadania para a população, especialmente para quem depende da CNH para ingressar ou se manter no mercado de trabalho.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.